Habilidade Determinante

Comportamentos e atitudes do ordenhador definem capacidade produtiva das vacas.

      O papel exercido pelo ordenhador permanece sendo de vital importância para o desempenho da cadeia, sendo influênciada inclusive pelo seu  vacatemperamento.

      As atitudes desses profissionais podem influir na produção a ponto de reduzir de 10 a 30% a capacidade produtiva da propriedade, o tratamento agressivo resulta em 70% mais leite residual deixado no úbere após a ordenha e menor produção de leite.

      Agora você pode se perguntar ” Mas o q isso tem a ver com Melhramento?” e eu te respondo : Lembre-se que F= G+E, ou seja, uma Vaca de alta produção só poderá expressar toda sua genética se o ambiente for favorável, neste caso que o ordenhador tenha habilidade no tratamento com o animal.

~ por bitelavieira em 28/09/2009.

4 Respostas to “Habilidade Determinante”

  1. Bit to virando sua fã!!! kkkk
    Seus posts são os melhores!!!

    Em relação a tratamento animal, o bem-estar é um assunto que se deve falar com o produtor, pois mto deles ainda naum têm consciencia de como isso pode prejudicar na produção do animal!!!

    Lindo!!

  2. ola
    O objetivo dos criadores de gado leiteiro é fazer c q os animais expresse o maxino de sua genetica, entretanto observamos em mts casos q animais ditos como “bons produtores de leite” comprovados geneticamente atraves de teste de progenie entre outros teste, nao respondem à essa seleção. Isso porque ocorre a interação genótipo-ambiente, ou seja para q ocorra uma boa produção de leite (Fenotipo), o animal deve ter boa genetica (Genótipo) associado a um ambiente favoravel (sem estresse).

    Wilian de Araújo Viana
    Graduando em Zootecnia UFMG
    (38) 98021915

  3. Adorei Bitela !!!
    é isso mesmo devemos nos preocupar mais com o BEA se quisermos aumentar a produtividade. E precisamos também conscientizar os produtores a também se preocuparem com o modo que seus animais são tratados.

  4. Realmente foi bastante interessante a postagem. Vou passar a usar o exemplo do ordenhador para explicar os efeitos do ambiente em minhas aulas :-).
    De fato, me parece que o ordenhador é um importante componente de ambiente e que pode ser eliminado de maneira relativamente fácil por meio de treinamento adequado desses funcionários.
    Atualmente, esse variabilidade de produção causada pelo ordenhador é considerada nas avaliações genéticas por meio da inclusão do efeito de fazenda (rebanho) na decomposição do valor fenotípico.

Deixe um comentário